Governo da União dos Estados da Platina

A União dos Estados da Platina é uma República constitucional presidencialista e um Estado Federal, seu Governo Federal é composto por três ramos bem específicos em suas funções.

PODER EXECUTIVO - PODER LEGISLATIVO - PODER JUDICIÁRIO

Poder Executivo

O Poder Executivo é a Chefia de Estado e Chefia de Governo, sendo exercido exclusivamente pelo Presidente da República eleito diretamente para um mandato de um ano vedada a reeleição,  auxiliado pelos Ministros de Estado de sua livre escolha, nomeação e exoneração.

Site da Presidência da República: https://presidencia-da-uniao-dos-estados-da-platina.webnode.com

9° Presidente da União dos Estados da Platina 
John Juan Escobar e Perón 

Poder Legislativo

O Poder Legislativo é exercido exclusivamente pelo Senado da União, unicameral, formado por 13 Senadores eleitos em sistema majoritário a cada seis meses nos 5 Estados, na Cidade Federal, no Território Federal Antártico e nas Dependências e presidido pelo Vice-Presidente da República, sendo 2 Senadores por Estado e 1 por dependência.

Site do Senado da União: https://senado-da-uniao-platina.webnode.com

4º Vice-Presidente da República e Presidente do Senado da União Howl Votorantin

IX Legislatura do Senado da União

Poder Judiciário

A Suprema Corte de Justiça com os Tribunais de Justiça exerce o Poder Judiciário da União, sendo cumulativamente tribunal de última instância e corte constitucional federal, formada por três ministros indicados pelos outros três poderes, sendo nomeados e empossados pelo Presidente da República.

O Fiscal-Geral da República, como chefe do Ministério Público da União, faz parte da corte tendo funções de fiscalização e denúncia.

Site da Suprema Corte de Justiça: https://suprema-corte-de-justica.webnode.com